2014

Autor:
Santos, Rogélio Gerônimo dos
Data:
10/02/2014

O Brasil é um dos países com maior carga tributária do mundo Essa tributação é necessária para fazer frente às despesas com serviços característicos de Estado que são demandados pela sociedade. Dessa forma, o objetivo deste estudo é analisar o comportamento da arrecadação per capita do Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) e Impostos Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) no Estado do Paraná, no período entre 1997-2011, com os impactos da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Palavras-chave

Renda pública, Impostos municipais, Paraná, Responsabilidade fiscal, Economia regional, Revenue, Regional economics

Autor:
Felema, João
Data:
21/02/2014

O objetivo do estudo foi analisar a evolução da produtividade líquida do trabalho e da terra na agropecuária brasileira e suas regiões nos anos censitários de 1995/96 e 2006, mensurando os índices de produtividade, identificando as diferenças entre regiões e verificando as influências das variáveis estabelecidas no modelo, tendo como base os dados o Censo Agropecuário de 1995/96 e 2006 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Palavras-chave

Agropecuária, Brasil, Produtividade do trabalho, Solos, Produtividade, Regional economics

Autor:
Barbosa, Ovídio Cesar
Data:
28/07/2014

O objetivo do estudo é avaliar a eficiência dos gastos públicos em saúde nos municípios paranaenses, verificando quais deles melhor otimizam os recursos disponíveis, consequentemente ofertando mais e melhores serviços à população.

Palavras-chave

Renda pública, Gastos tributários, Paraná, Saúde pública, Paraná, Revenue, Regional economics

Autor:
Medeiros, Edson Ramos
Data:
27/01/2014

O objetivo da pesquisa é analisar o grau de intensidade da modernização do setor agrícola do Paraná para os anos censitários de 1995 e 2006. A fonte de dados utilizada foi o Censo Agropecuário do Brasil/Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para os anos de 1995 e 2006.

Palavras-chave

Inovações agrícolas, Análise fatorial, Análise espacial (Estatística), Economia regional, Regional economics, Paraná, Economic conditions

Autor:
Souza, Adriano Martins de
Data:
01/08/2014

Estudos recentes indicam que o conjunto dos países emergentes, ou seja, o BRIC (formado por Brasil, Rússia, Índia e China), poderá se tornar, dentro de algumas décadas, a principal força na economia global.

Palavras-chave

Dióxido de carbono, Emissão, Relações intersetoriais, BRICS, Economia regional, Regional economics, BRICS, Input-output analysis

Autor:
Tarocco Filho, José
Data:
21/02/2014

O presente estudo teve como objetivo analisar o impacto econômico da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e seus impactos locais e inter-regionais no ano de 2006.

Palavras-chave

Ensino superior, Aspectos econômicos, Desenvolvimento regional, Relações intersetoriais, Economia regional, Regional economics

Autor:
Lima, Vinícius Misael Alves de
Data:
30/01/2014

O presente trabalho teve como objetivo geral analisar o desenvolvimento socioeconômico nos municípios do estado do Mato Grosso do Sul, em 2001.

Palavras-chave

Índice de desenvolvimento socioeconômico, Desenvolvimento regional, Economia regional, Mato Grosso do Sul, Regional economics, Economic conditions

Autor:
Silva, Elcio Cordeiro da
Data:
24/02/2014

O objetivo deste trabalho foi mensurar as contribuições da demanda final, da tecnologia e interação entre as mesmas, para o processo de crescimento econômico brasileiro entre os anos 2000 e 2009.

Palavras-chave

Demanda (Teoria econômica), Tecnologia e desenvolvimento econômico, Economia regional, Brazil - Social policy, Demand (Economic theory), 2000-2009, Economic conditions

Autor:
Oliveira, Nadja Simone Menezes Nery de
Data:
25/07/2014

O presente estudo tem por objetivo analisar as evidências da pobreza nordestina brasileira sob a perspectiva multidimensional para os anos de 23 e 212, a partir da metodologia adaptada de Barros, Carvalho e Franco (23) para o cálculo do Índice de Desenvolvimento das Famílias (IDF) tendo por base os microdados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) relativos aos anos de 2003 e 2012.

Palavras-chave

Pobreza, Brasil, Nordeste, Índice de desenvolvimento da família, Economia regional, Regional economics

 
 
Powered by Phoca Download