O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Economia oferece formação completa para pesquisadores, docentes e profissionais da área econômica.
As aulas são em período integral, com duração prevista de dois anos.
O PPE tem por finalidade aprimorar a formação de docentes, pesquisadores e profissionais nas áreas de conhecimento econômico, visando atender demandas regionais e nacionais.
Capacitar profissionais altamente qualificados com sólidos fundamentos econômicos teóricos e pluralistas regionais.
Qualificar profissionais em métodos regionais avançados para promover sustentabilidade e desempenho econômico.
Contribuir para políticas públicas que efetivamente reduzam desigualdades e fomentem o desenvolvimento regional.
Estudar, aplicar e aprimorar modelos e métodos de pesquisa voltados para o estudo das relações econômicas atuais e seus referidos impactos.
Promover a troca de conhecimentos e experiências entre docentes, discentes e pesquisadores dos setores público e privado que atuam no Brasil.
Estudar o desenvolvimento econômico, os impactos de políticas, as repercussões sociais e o monitoramento socioeconômico.
Capacitar pesquisadores para atuar no setor público e privado, oferecendo consultoria, análise econômica e gestão financeira na área de Economia Regional e geral.
Podem se candidatar graduados ou graduandos em Economia e áreas afins, desde que comprovem conclusão até a matrícula.
Aproximadamente 50% dos egressos do PPE ingressaram em programas de doutorado após a conclusão do curso mestrado, sendo absorvidos por universidades renomadas como Esalq/USP, UEM, UFPR, UNB e UNICAMP. Entre os que continuaram seus estudos, 93% permaneceram na área de Economia.
O PPE consolida-se como um centro de excelência no norte do Paraná, destacando-se por aliar rigor acadêmico, relevância social e inovação metodológica.
O programa tem desempenhado um papel estratégico na promoção de impactos
econômicos, sociais e culturais que transcendem o ambiente acadêmico. Por
meio de parcerias institucionais estratégicas o programa contribui diretamente
para políticas públicas locais e regionais.
Dos egressos inseridos no mercado de trabalho (80,7%)a maioria atua em instituições de ensino e pesquisa (43,3%), seguidas por empresas privadas (20%) e órgãos públicos (18,3%).
No quadriênio 2021-2024, o corpo docente produziu 151 produtos acadêmicos, incluindo 81 artigos em periódicos, 58 artigos em anais de eventos e 12 livros ou capítulos de livros. A produção revela forte aderência às linhas de pesquisa do programa.
O programa desenvolve projetos significativos de extensão e transferência de conhecimento, incluindo:
15 milhões ao município de Londrina
O PPE representa, portanto, uma iniciativa consolidada de formação pós-graduada em Economia que combina excelência acadêmica com relevância social, contribuindo significativamente para o desenvolvimento científico, econômico e social da região norte do Paraná e do país.