2010

Autor:
Pitaguari, Sinival Osório
Data:
20/12/2010

O objetivo da Dissertação é estudar a economia solidária no Brasil e as contribuições que as políticas públicas e privadas de fomento a este segmento podem proporcionar ao desenvolvimento local.

Palavras-chave

Economia solidária, Brasil, Políticas públicas, Brasil, Políticas sociais, Solidarity economy, Public policy, Social policies, Regional development, Brazil

Autor:
Ymai, Alessandro Koiti
Data:
16/05/2011

Este trabalho tem como objetivo principal quanti_car e analisar as principais fontes de variação do emprego e dos salários no período de 1990 e 2007 no Brasil através da teoria insumo-produto.

Palavras-chave

Relações intersetoriais, Salários, Brasil, Emprego, Decomposição estrutural, Brazil - Social policy, Effect of technological innovations on, Intersectoral relations, Employment, Brazil, Wages, Labor supply

Autor:
Almeida-Gabriel, Flávio Braga de
Data:
21/12/2010

Este trabalho tem como objetivo principal avaliar a contribuição das aposentadorias e pensões para a desigualdade da distribuição do rendimento domiciliar per capita no Paraná e Paraná Rural (área rural), para o período de 1988 a 2008.

Palavras-chave

Sistemas Previdenciários, Aposentadoria, Previdência social, Pensões, Equidade (Direito), Retirement, Equity (law), Income distribution, Social welfare, Pension systems

Autor:
Evarini, Adriana
Data:
12/11/2010

Este estudo tem por objetivo analisar a estrutura e o perfil das ocupações e seus efeitos sobre os rendimentos no Brasil e em suas macrorregiões no período de 2002 a 2007. Para tanto, utiliza-se a PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) como base de dados para traçar o perfil das ocupações, um modelo econométrico denominado “diferenças em diferenças” para investigar o efeito sobre o rendimento e o índice de Gini para medir a desigualdade do rendimento.

Palavras-chave

Economia regional, Macrorregiões, Brasil, Renda (Agricultura), Renda, Regional economics, Income distribution, Macroregions - Brazil

Autor:
Henrique, Franciele
Data:
01/07/2019

Este estudo teve por objetivo calcular e identificar os principais indicadores do Estado do Paraná, utilizando a metodologia insumo-produto com base nos dados das Contas Nacionais apresentando 67 setores da economia, para o ano de 2013 Foram calculados os geradores e multiplicadores de produção, emprego e renda, assim como os transbordamentos referentes a cada setor produtivo do Estado.

Palavras-chave

Relações intersetoriais, Paraná, Economic conditions

Autor:
Ridão, Márcio Alexandre
Data:
21/12/2010

O presente estudo visa identificar o impacto da cobrança pelo uso da água bruta sobre a produção agrícola irrigada, focando os horticultores abastecidos pela bacia hidrográfica do rio Tibagi. O objetivo do trabalho é calcular a disponibilidade à pagar (DAP) desses horticultores pelo uso da água a partir da valoração contingente. No Brasil, a cobrança já ocorre em vários estados, entretanto, no Paraná tal cobrança ainda não foi estabelecida.

Palavras-chave

Água de irrigação, Tarifas, Bacias hidrográficas, Tibagi, Rio (PR), Água na agricultura, Irrigation water rates, Watersheds, Water in agriculture, Water resources, Tibagi River (PR)

Autor:
Santos, Mari Aparecida dos
Data:
20/12/2010

A educação é capaz de proporcionar transformações significativas no ambiente socioeconômico. Com tal importância, pode ser abordada sob dois aspectos: i) a educação como meio para o desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral dos seus demandantes diretos ii) a educação como setor econômico.

Autor:
Dias, Juliana Marís
Data:
20/12/2010

O presente estudo investiga os efeitos do comércio internacional, do consumo e da mudança tecnológica na geração de emprego para o Brasil de forma geral e setorial, por nível de qualificação da força de trabalho, de 2000 a 2005 Para tanto, utiliza a metodologia desenvolvida por Maia (21) e os dados das Matrizes de Insumo-Produto de 2000 e 2005, bem como os dados sobre escolaridade provenientes da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio de 1999 e 21 como proxy para o ano 2000, e 2005 Considerou-se como mão-de-obra menos qualificada aquela com até oito anos de estudo, semi qualificada com de nove a onze anos de estudo e qualificada com mais de onze anos de escolaridade.

Autor:
Sartor, Maria José
Data:
21/12/2010

O crescimento dos centros urbanos e o aumento do consumo de bens industrializados têm colaborado para o avanço da geração dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), tornando-se um problema mundial. A necessidade de conciliar o crescimento econômico com a proteção ambiental é um dos fatores que tem contribuído para que a gestão eficiente dos resíduos seja um tema relevante no âmbito do desenvolvimento sustentável.

Palavras-chave

Economia regional, Resíduos, Gerenciamento, Universidades e Faculdades, Política ambiental, Regional economics, Waste management, Universities and colleges, Paraná - Regional development, Environmental policy

 
 
Powered by Phoca Download