O crédito rural é amplamente demandado pelos produtores rurais, incluindo famílias e empresas. Atuando no custeio, investimento, comercialização e industrialização, o crediário auxilia os agentes em diferentes vertentes; no ano de 2020, de acordo com o Banco Central do Brasil (BCB), mais de 25 bilhões de reais em crédito foram direcionados para a agropecuária.
Desenvolvimento regional, Crédito rural, Economia, Paraná, Análise exploratória de dados espaciais, Regional development, Rural credit, Paraná, Exploratory spatial data analysis, Banks and banking, Cooperative, Economics
Em todo o mundo são adotadas políticas públicas voltadas à participação de micro e pequenas empresas em contratos de entes públicos. Além disso, muitos estudos mostram as principais barreiras encontradas, discute-se sobre a divisão dos contratos por lotes, entre outros fatores.
Compras (Serviço público), Pequenas e médias empresas, Economic conditions, Government purchasing, Small business, Londrina (PR)
Diante do papel que as instituições financeiras têm para o desenvolvimento econômico regional. O trabalho apresenta o cooperativismo de crédito como alternativa ao sistema bancário tradicional, e mensurar seu impacto de bancarização nos municípios brasileiros e tem como objetivo: apresentar uma breve caracterização da intermediação financeira e sua importância; demonstrar o cooperativismo de crédito como instrumento para desenvolvimento econômico; além de avaliar a presença de instituições financeiras cooperativas nos municípios brasileiros.
Cooperativismo de Crédito, Bancarização, Desenvolvimento Econômico, Economia, Bancos, Cooperativas, Administração, Sustentabilidade
O objetivo central deste trabalho é entender os efeitos do sistema de seguridade social a lá “pay-as-you-go” (PAYG) expandindo o modelo de Baranzini (1991, CAP 6) O trabalho foi dividido em três capítulos independentes, interligados entre si. O capítulo 1 estende o modelo proposto, acrescentando a hipótese de mercados imperfeito, crescimento populacional, tentando responder ao debate atual sobre as alterações na composição da pirâmide etária, diferentes taxas de preferência intertemporal, e governo balanceado.
Economia regional, Seguridade social, Controle ótimo, Pay-as-you-go, Regional economics, Social security, Optimal control, Pay-as-you-go
Crescimento equilibrado e distribuição de renda são questões centrais para a macroeconomia. Trabalhos pioneiros estabeleceram quais seriam as condições de existência desse equilíbrio e determinaram o que ficou conhecido como “fio de Navalha”, o que levou a um debate entre duas escolas de pensamento econômico: A Neoclássica e a Escola de Cambridge.
Desenvolvimento econômico, Ciclo de vida, Escola pós-keynesiana de economia, Consumo intertemporal, Renda, Economic development, Life cycle, Post-keynesian school of economics, Intertemporal consumption, Income distribution